Desde o seu nascimento, no ano lectivo de 2005/2006, o NAUBI sempre primou pelo seu dinamismo e originalidade, sendo um importante intermediário entre os alunos que representa, cerca de 400 alunos, e a própria instituição. É evidente que se trata de um grupo que já colocou este curso a um nível de excelência no panorama nacional.

O Núcleo de Estudantes de Arquitectura da Universidade da Beira Interior, NAUBI, é uma organização de estudantes do curso de Arquitectura da Universidade da Beira Interior.

O NAUBI já organizou ateliers, exposições, visitas de estudo, a criação de produtos artísticos e arquitectónicos e, principalmente, o ciclo de conferências de arquitectura, que já conta com sete edições e o reconhecimento geral no panorama arquitectónico nacional;

O NAUBI já promoveu várias edições de revistas informativas sobre o curso.

Para a Universidade da Beira Interior, ter um “NAUBI”, tem sido bastante positivo. Mostrando novas tendências arquitectónicas, formando e sensibilizando a população para todas as disciplinas da arquitectura, mas também sendo um referencial de todos os futuros arquitectos, que escolheram a Beira Interior para estudar. É nestes sentidos que achamos que a região, a instituição e o curso de arquitectura se devem mostrar. Pensamos que este é o melhor caminho para deixar o discurso habitual de que vivemos “ a fatalidade do interior”.